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1 - Natureza da Atividade: Seminário / Tema: Reforma Curricular
Descrição:
Os alunos do PET organizaram o evento, que consistirá em 4 dias de exposições sobre vários temas que ajudarão no pensamento da reforma curricular.
Justificativa para a realização da atividade:
Devido à necessidade de uma discussão embasada, com fim de pensarmos sobre a reforma curricular na educação física, os alunos do PET buscaram auxilio do CA e da Comissão de Graduação para a execução de um seminário sobre essa temática. Essa atividade não constava no planejamento de atividades do grupo, mas por causa da sua importância para os membros do grupo e da EEFE - USP em geral, decidimos por realizá-lo.
A importância desse projeto está em discutir como será formação daqueles que ainda irão cursar educação física, levantando aspectos positivos e negativos de diferentes currículos da área
Os benefícios para os participantes do evento são: conhecer melhor o seu currículo, conhecer currículos diferentes, promover mudanças no modo de pensar sobre a educação física e mudanças no que deve ser aprendido na graduação em educação física
Descrição da atividade de pesquisa:
O evento intitulado Aspectos Biomecânicos da natação aplicados ao treinamento foi idealizado em função da visita ao Brasil do Prof. º Dr. Villas Boas da Universidade do Porto, da qual nossa instituição possui convênio.
Sobre a palestra realizada, temos uma breve descrição a seguir:
1 - O presente evento teve início com a fala do Profº. Dr. Júlio Cerca Serrão, tutor do grupo PET EEFE, a qual apresentou o Profº.Villas Boas aos presentes.
2 - Na sequência do evento tivemos a exposição do profº. Villas Boas acerca das linhas de pesquisa desenvolvidas na Universidade do Porto que abordam o tema "Biomecânica da Natação" e apresentação de alguns resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas pelo mesmo.
3 - Por fim, o evento contou com um tempo para perguntas dos participantes da palestra, respondidas prontamente pelo professor convidado.
Justificativa para a realização da atividade:
Em virtude da grande experiência na área de biomecânica da natação, o intuito de convidar o Profº. Dr. Villas Boas foi expor aos participantes da palestra aspectos gerais da área, mostrar os mais novos estudos desenvolvidos e qual a perspectiva no campo para esta linha de pesquisa.
Descrição da atividade de pesquisa:
O evento intitulado Pé Torto Congênito – Caracterização da Patologia e Aspectos Biomecânicos da Locomoção foi idealizado em função da pesquisa que o grupo PET EEFE vinha desenvolvendo na área.
Sobre a palestra realizada, temos uma breve descrição a seguir:
1 - O presente evento teve início com a fala do Profº. Dr. Júlio Cerca Serrão, tutor do grupo PET EEFE, a qual apresentou a Dra. Laura Fernanda Alves Ferreira, médica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e do Dr. Renato José Soares, doutor pela Escola de Educação Física e Esporte.
2 - Na sequência do evento tivemos a exposição da Dra. Laura acerca da patologia "Pé Torto Congênito" caracterizando-a de acordo com a gravidade da doença e também dos tipos de tratamento existentes para tal acometimento.
3 – Em seguida, o Dr. Renato apresentou a pesquisa que ele desenvolve com a patologia e a influência da atividade física na recuperação de crianças que apresentam pé torto congênito.
3 - Para finalizar, o evento contou com um tempo para perguntas dos participantes da palestra, respondidas em seguida pelos convidados.
Justificativa para a realização da atividade:
Em virtude da pesquisa que o grupo PET EEFE vinha desenvolvendo com crianças que apresentam a patologia do pé torto congênito e que eram atendidas pela Dra. Laura no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e visando maiores esclarecimentos para continuação e aperfeiçoamento do projeto, o grupo convidou dois especialistas no assunto para ministrar uma palestra que viesse a elucidar as dúvidas dos integrantes do grupo PET EEFE e apresentar à comunidade acadêmica esta patologia pouco conhecida.
4 - Natureza da atividade realizada: Mesa Redonda / Tema: Preparação Física em Modalidades Coletivas
Descrição:
O evento intitulado Mesa Redonda - Preparação Física em Modalidades Coletivas foi idealizado em função do grande interesse pelo assunto demonstrado pelos alunos da instituição.
Sobre a mesa redonda realizadas, temos uma breve descrição a seguir:
1 - O presente evento teve início com a fala do integrante do grupo PET EEFE Dílson R. Mendes, que apresentou os convidados da mesa, Marcelo Lima, preparador físico das categorias de base do São Paulo Futebol Clube e Fábio Correia, preparador físico de voleibol adulto do Santander São Bernardo.
2 - Na sequência do evento, tivemos a exposição de Fábio Correia acerca dos aspectos importantes que um preparador físico deve considerar durante sua atuação, além de trazer um pouco de sua experiência em relação à modalidade voleibol.
3 – Em seguida aconteceu a exposição de Marcelo Lima, que trouxe os aspectos fisiológicos inerentes à modalidade futebol em diferentes faixas etárias, alguns possíveis testes motores para avaliar o progresso físico de seus atletas e um relato de sua experiência no São Paulo Futebol Clube como preparador físico das categorias de base.
4 - Para finalizar, o evento contou com um tempo para perguntas dos participantes, que entre outras coisas relacionaram-se à situação e às perspectivas do mercado de trabalho na área de preparação física.
Justificativa para a realização da atividade:
Em virtude de ser uma área pouco abordada durante as aulas de graduação tanto dos cursos de Educação Física como de Esporte da Universidade de São Paulo, e de ser uma área de atuação de grande potencial no mercado pela nossa profissão, o grupo PET EEFE se dispôs a organizar uma mesa redonda que permeasse alguns dos aspectos referentes a esse tema.
Descrição:
A cada duas semanas uma pessoa foi responsável por selecionar artigos do tema determinado para o dia.
Todos liam previamente os temas selecionados e no dia do encontro discutiam-se as informações dos artigos, sua relevância, pontos fortes e fracos.
Justificativa para a realização da atividade:
Conforme previsto no planejamento, a idéia para o grupo de estudos era debater temas da área de educação física voltadas para saúde e bem estar. Como resultado das discussões no grupo, tinha-se como meta construir um manual de orientação de atividade física para estimular leigos a praticarem atividade física no dia-a-dia e terem hábitos de vida mais saudáveis, em especial, os alunos do programa PET&Ação. O grupo serviu para construir um ambiente propício para discussões fundamentadas em artigos acadêmicos e para reunir os integrantes do grupo PET, que trocaram informações e experiências do meio profissional e acadêmico da educação física.
Pesquisa
Descrição:
A pesquisa tem o objetivo de verificar como está a publicação da Educação Física no Brasil, relatar em quais áreas temáticas mais se publica no Brasil, quais grupos estão envolvidos nas publicações e como ocorre a distribuição dos temas entre os grupos. Para isso, os critérios de classificação foram baseados nas normas de publicação da Revista Brasileira de Educação Física em definições temáticas da área, de acordo com Gaya (1984), a saber: Filosófica, Sócio-Antropológica, Biológica, Treino Desportivo, Pedagógica, Administrativa e Psicológica. Os critérios de inclusão foram: análise do título, palavras-chave, objetivos, e metodologia.
Esta pesquisa, que se inseriu no plano de trabalho do grupo, está sendo idealizada e realizada em conjunto pelos integrantes do grupo, com a supervisão do professor tutor.
Justificativa para a realização da atividade de pesquisa:
A iniciativa surgiu pelo interesse em verificar a distribuição das publicações nacionais de Educação Física e Ciências do Esporte entre as suas subáreas, com intuito de identificar aquelas em que mais se produz e aquelas que carecem de maiores investigações.
Descrição da atividade de pesquisa:
Dando continuidade à pesquisa iniciada em 2006, procuramos neste ano expandir o campo de análise a outras importantes faculdades de Educação Física da cidade de São Paulo, a fim de conhecer a opinião de seus ex-alunos sobre a sua formação universitária e comparar essas respostas com as respostas dos ex-alunos da USP. Dessa forma podemos reconhecer virtudes do nosso curso e deficiências que outras faculdades podem não apresentar.
Justificativa para a realização da atividade de pesquisa:
Os dados obtidos com a aplicação do questionário nos ex-alunos de outras faculdades são fundamentais para o entendimento da origem das deficiências da graduação na EEFEUSP e para a descoberta do melhor caminho para a melhora do ensino superior em Educação Física e Esporte, não só na Universidade de São Paulo, mas também em outras universidades públicas e particulares.
Extensão
Descrição:
Programa de Educação Física voltado para a promoção da saúde, aptidão física e autonomia para a prática de atividade física dos funcionários da USP. Duas aulas por semana, com duração de uma hora.
Justificativa para a realização da atividade:
O sedentarismo, como problema de saúde pública, evoca a necessidade de programas de promoção da atividade física e da orientação das pessoas sobre os seus benefícios e prática adequada como política de prevenção de doenças relacionadas à inatividade física e também do aprimoramento da saúde individual. Os benefícios da atividade para o grupo PET EEFEUSP são: possibilidade de intervenção, com esforço de síntese dos conhecimentos transmitidos no curso de graduação, em situações de prática profissional, favorecendo a inserção de profissionais mais qualificados no mercado.
Link
Por se tratar de uma das marcas do PET EEFEUSP, há uma área do site dedicada a detalhes da história e do programa. Clique aqui para acessá-la
2 - Natureza da Atividade: Curso / Tema: Educação Física na idade adulta nas férias
Descrição da atividade de pesquisa:
Atividade física para adultos com atividades orientadas de exercícios de resistência muscular e condicionamento cardiovascular, com participação dos alunos no planejamento, divulgação, elaboração e execução das aulas, tendo como público alvo a comunidade externa que frequenta a EEFE-USP
Justificativa para a realização da atividade:
Os dados obtidos com a aplicação do questionário nos ex-alunos de outras faculdades são fundamentais para o entendimento da origem das deficiências da graduação na EEFEUSP e para a descoberta do melhor caminho para a melhora do ensino superior em Educação Física e Esporte, não só na Universidade de São Paulo, mas também em outras universidades públicas e particulares.
3 - Natureza da Atividade: Manual de dicas para atividade física / Tema: Educação Física e saúde
Descrição da atividade de pesquisa:
Foi realizado durante 5 meses um grupo de estudo, em que se abordou a atividade física voltada para a saúde. Nesses encontros, reuniu-se material para formar um manual de dicas, com o intuito de conscientizar as pessoas dos benefícios da prática de exercícios físicos e dicas para realizá-los com segurança.
Justificativa para a realização da atividade:
Considerando a importância da atividade física na prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo, que se tornam cada vez mais frequentes, propôs-se a criação de um manual que estimulasse a prática da atividade física segura e eficiente, além de promover a criação de hábitos de vida mais saudáveis.
A criação do manual proporciona, aos integrantes do PET, reflexões a respeito do conteúdo teórico estudado, transcrevendo, assim, muitas das informações aplicadas no programa PET&Ação, o que resultou em uma tarefa interessante e inovadora.
4 - Natureza da atividade realizada: Curso / Tema: Programa de treinamento em futsal
Descrição:
Trata-se de um curso de Extensão voltado para funcionários da USP que demonstram interesse nos aspectos técnico-táticos, biológicos ou sociais; relacionados ao “Futsal”, tendo como público alvo os funcionários da USP que demosntraram interesse nos aspectos táticos-técnicos, biológicos ou sociais relacionaos ao "Futsal".
Justificativa para a realização da atividade:
Esta atividade foi iniciada em função do grande interesse que a modalidade “futsal” desperta em seus praticantes, além de haver uma significativa demanda por parte do público especificado.
Por outro lado, a prática desta atividade proporciona melhorias nos aspectos relacionados à saúde, através da otimização no condicionamento físico dos participantes do programa. Além disso, permite que estes se divirtam e façam novas amizades, promovendo assim a integração social-afetiva entre os alunos. O programa também visa à propagação de conhecimentos sobre a modalidade, abrangendo seus aspectos técnicos e táticos.
Além disso, essa atividade visa à aplicação, por parte dos integrantes do PET, dos conhecimentos adquiridos na graduação em um ambiente de real prática.
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